Jornal UR-GENTE on line 

O Portal de Notícias de Italva e da Região

 

02/11/2009 - 17:22
Morre o prefeito de Italva Eliel Ribeiro
 
 
Faleceu nesta segunda-feira (02/11), por volta das 15:30h, o prefeito de Italva Eliel Almeida Ribeiro, vítima de enfarto do miocárdio quando estava no interior de sua residência na Rua Diva Romano.
Ele ainda foi levado para o Pronto Socorro de Italva e transferido imediatamente para Itaperuna, mas nem chegou a dar entrada no hospital São José do Avaí, pois já havia falecido.
O corpo foi velado no CIEP Dr. Said Tanus José com a presença de uma multidão de amigos e autoridades do país, como o governador do Estado Sérgio Cabral, seu vice Pezão, o deputado Wilson Cabral, a prefeit ade Campos Rosinha e seu marido Garotinho, o prefeito de Cardoso Moreira entre outras lideranças políticas. As 14 horas o corpo seguiu para Cimento Paraíso onde foi sepultado.
 
 
Autoridades políticas, familiares e povo em geral se despedem de Eliel
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 

 
Uma vida dedicada à política de Italva
Eliel Almeida Ribeiro, nascido em Tombos de Carangola (MG) em 05 de Maio de 1954 passou grande parte de sua juventude no Rio de Janeiro, tendo se formado em Administração de Empresa, mas sem nunca deixar de participar de movimentos estudantis e políticos-partidários. Assim, ao tomar conhecimento da luta pela emancipação de Italva aqui se estabeleceu, inicialmente com uma pequena loja (Soniele Magazine) onde vendia desde roupas e brinquedos até armações de óculos (que no final doava para as pessoas carentes) e no início dos anos 80 acampou de vez a luta pela emancipação, fortalecendo o movimento através de sua estreita ligação com Leonel Brizola, recém chegado do exílio e eleito governador do Rio de Janeiro.
 
Desde então, nunca mais deixou de participar de todos os movimentos e campanhas políticas em Italva. Das sete eleições já realizadas em Italva após a sua emancipação, Eliel participou de seis como candidato e uma como "cabo eleitoral" de sua esposa, então vice na chapa de Ledir Rangel, em 2004 (veja foto abaixo).
 
Em 1986, na primeira eleição para prefeito de Italva foi derrotado por Élcio Gomes (PDT) eleito para um mandato tampão de dois anos com 2.888 votos enquanto ele  (também no PDT) obteve 2.225 e Amaro Gomes de Almeida (PMDB) 867.
 
Em 1989
 Eliel Almeida Ribeiro (PDT) foi eleito pela primeira vez com 3.435 votos contra 2.605 do candidato Renê Robaina Florido (PFL); 1.026 de Valber Pessanha Gomes (PMDB); 68 votos de Talles de Assis Nogueira PDS) e 65 votos da candidata Heloísa Mello Nasser (PT).
 
Em 1993, como ainda não havia reeleição indicou o seu substituto Glicério Alvaro da Rocha (PDT) que se elegeu com 4.612 votos, contra 3.031 de Elcio Gomes da Silva (PFL) e 460 votos de Amaro Aguiar Branco (PL).
 
Em 1997, Eliel (ainda no PDT) volta à prefeitura tendo como vice Ledir Rangel, perfazendo o total de 4.531 votos contra 3.744 do candidato Valber Pessanha Gomes (PSDB). Governou até 2000.
 
No ano de 2001, disputou com Darli Ancelme e foi derrotado, tendo o candidato do PFL obtido 5.275 votos contra 3.571 votos do candidato Eliel ribeiro (PDT).
 
Em 2004, preferiu apoiar a sua esposa Sônia Ribeiro como vice de Ledir Rangel amargando nova derrota para o mesmo Darli Ancelme que se reelegeu com 4.243 votos, contra 3.621 do candidato Ledir Rangel (PSC) e 791 de Ribamar Duy Rezende (PPS).
 
 
 
Finalmente, em 2008 retornou à campanha como candidato a prefeito (foto ao lado) e superando uma apertada pesquisa que indicava empate técnico entre os dois principais concorrentes, ele e Ledir, foi eleito com 4.433 votos contra 3.993 votos de Ledir Rangel e 115 de Odilon Nunes.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Eliel comemora pelas ruas da cidade a vitória em 2009.
 
 

voltar